sexta-feira, 18 de março de 2011

Toda sua vida em 24 horas

Quando a gente faz 40 anos de vida, confesso que ficamos muito reflexivo. Pelo menos este está sendo o meu caso. Numas dessas viagens do pensamento eu imaginei a minha vida toda condensada em dia. Vem comigo!
Vamos postular que a vida de uma pessoa normal dure 70 anos. Vamos comparar esse período a um dia normal. Proponho que o dia comece as 6h da manhã. Hora que a média das pessoas acordam para iniciar seu dia. A meia-noite esse dia acaba. Temos um total de 18 horas. Agora vamos distribuir essas 18 horas em 70 anos. Usando uma simples "regra de três", cheguei as seguintes conclusões:
Aos 6 anos nos entendemos por gente. Temos as primeiras noções das coisas e começamos pra valer a vida. Isso nos leva as 7:30h da manhã do nosso dia proposto.
Por volta dos 10 anos entramos na 5ª série. Já são 8:34h.
As 10:22h terminamos o ensino médio. Então já estamos com 17 anos de vida.
Se tudo der certo, com 22 anos temos feito uma faculdade e estamos começando uma profissão. Agora já são 11:40h da manhã do nosso dia especial.
Quando completarmos 30 anos estaremos as 13:43h. Pois é passa rápido! Mesmo assim para a meia-noite ainda faltam 10:17h. Agora vai a dica: você tem que aproveitar a vida! Restam 10h para realmente viver! Vejo as pessoas sempre se preparando para viver.
As 16:17h do nosso dia fatídico, já estamos com 40 anos. É exatamente como estou agora! Claro que tenho algumas responsabilidades! Mas o que posso esperar mais da minha vida se não aproveitá-la ao máximo! Parece que a maioria das pessoas esquecem que vão morrer! Mesmo se não acontecer alguma tragédia como um câncer avassalador, não importa, depois dos 70 anos, a expectativa é a morte!
Com 60 anos atingimos a marca das 21:17. Agora só nos restam 2:43h de vida! Em fim, faremos nossos 70 anos! Lá se foram nossas 18h! Você nasceu para viver! Não passe a vida toda se preparando para viver!
Até a próxima!

6 comentários:

  1. Eh companheiro...
    Se soubermos viver o hoje, com as experiências de ontem em vista de um melhor amanhã sabermos com sabedoria aproveitar as poucas horas que nos restam ....

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof.!
    O texto,na sua essência,está perfeito! Você tem razão!
    Viver intensamente,essa é a lição...Sentir as emoções da vida...e como já dizia o poeta -"Viver e não ter a vergonha de ser Feliz" - incondicionalmente...sentir-se realizado num "todo", plenamente...Aproveitar o "existir" da melhor maneira...Problemas? Sofrimentos eventuais? Percalços do cotidiano? Esses fazem parte...isso é notório; mas não são eternos,assim como a Vida também não é. Por isso, o importante mesmo é viver como nunca, fazendo cada segundo melhor que o outro...Viver o presente, isso é primordial...e como já disse, "VIVER INTENSAMENTE"!!!Portanto,"Um brinde à Vida"!!!
    Rosi Celes

    ResponderExcluir
  3. Ola Professor qts saudades um abração

    ResponderExcluir
  4. Não é novidade que os seus textos fazem, na maioria das vezes, com que eu pare, pense e reflita e esse texto fez extamente isso comigo. Fez eu ver que eu sou tão jovem mas, que ultimamente tenho me privado de tantas coisas que realmente quero fazer, que estou deixando a vida passar e embora eu saiba que um dia a morte baterá na porta não estou ligando para o que deixo de fazer... Preocupante! Rsrs
    Após essa leitura vou procurar fazer mais aquilo que realmente feliz, estar com as pessoas que realmente quero e principalmente ser e estar feliz independentemente da situação, afinal, tudo é passageiro!

    ResponderExcluir