terça-feira, 1 de março de 2011

Como nascem nossas crenças

Como nascem as crenças? Por que pessoas acreditam que virgens podem ficar grávidas através de um poder sobrenatural? Por que bilhões de pessoas conseguem acreditar que uma cobra pode falar? Por que se acredita que mortos podem viver de novo? O Cristianismo acredita que um homem chamado Jesus Cristo foi morto, ressuscitou e e vai voltar um dia nas nuvens do céu para buscar seu povo. O Cristianismo ainda acredita e ensina que as pessoas que não aceitaram o tal plano da salvação para a humanidade vão queimar num lago de fogo e enxofre por milênios ou pela eternidade.
Queria chamar a atenção para esse tema, porque apesar de parecer inocente o fato de simplesmente se acreditar em algo, a verdade é que cada pessoa, cada sociedade e cada cultura se define profundamente por suas crenças! E como nasce uma crença? Há muito tempo atrás, num dia de finados, estávamos indo, eu e minha tia, para o cemitério. Como ela queria que eu estivesse perto dela o tempo todo, me disse que se alguém cair enquanto está indo ao cemitério essa pessoa morrerá naquele ano. Aquelas palavras invadiram minha mente com uma força tão grande que acabei caindo alguns minutos depois. Foi a morte pra mim ali mesmo. Por acreditar em minha tia, e é isso o que as crianças fazem, apenas acreditam nos adultos dos quais gostam e confiam, tive um dos anos mas terríveis da minha vida por achar que a qualquer momento eu estaria morrendo. É disso que estou falando. O poder de uma crença independe de sua veracidade, para o bem ou para o mau. O fato é que uma crença é implantada na mente das crianças. Na grande maioria dá certo. Colocamos a idéia de Deus na mente delas e pronto! Mesmo quando nem levamos uma vida espiritual a sério, temos lá no fundo a crença de que algo está tomando conta de tudo. Claro que teve lá suas vantagens. Sabe-se que as sociedades que sobreviveram durante a evolução social do homem foram aquelas que desenvolveram um melhor sistema de crenças. Por isso hoje a humanidade "sente" essa falta de acreditar em algo. Por outro lado já estamos bem desenvolvidos! Desvendamos vários segredos do universo, da medicina, da comunicação e mesmo assim bilhões de pessoas continuam com suas crenças esquisitas e ingênuas. Para  mim o maior mistério do universo: a mente humana! Mas uma coisa posso garantir: você pode ter fé como quiser em espíritos, em vida após a morte, no paraíso ou no inferno, você pode me dizer que deposita sua fé em Deus para passar pelo dia, mas quando chega a hora de atravessar a rua, eu sei que você olha para os dois lados.
(Com colaboração da minha filha Laryssa Guimarães)
Até a próxima!

2 comentários:

  1. HAHA , e vc axa qe as pessoas seriam tão imprudentes e deixar qe aconteça um acidente do qal tiraria a vida delas , e causaria o maior estrago no dia de um montão de gnt? u.u

    Sobre acreditar em Espiritos...Bom , axo qe vc tem qe ver pra crer eu creio pq eu vi (y'

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto!

    :)

    http://bethiamorim.blogspot.com/

    ResponderExcluir