segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pesquisa Remunerada

Sábado dia 27, participei de uma pesquisa remunerada. A ideia é ter um grupo para falar de um assunto específico. Enquanto o grupo discute o tema em questão, é filmado e assistido simultaneamente através de um espelho falso onde especialistas observam e monitoram as informações e impressões do grupo sobre o que está sendo pesquisado.
A discussão girava em torno do livro didático de física. Como seria um livro didático de física ideal? Resolvi escrever sobre isso porque achei muito curioso está numa reunião com mais seis físicos. Momento raro. Éramos mais que minha turma na formatura, já que começamos com 26 no primeiro dia de aula e nos formamos em quatro pessoas. O grupo tinha três mulheres e quatro homens. Como é bom falar sobre coisas que as pessoas entendem! Ouvir as opiniões de outras pessoas sobre assuntos que você domina mas não tem o hábito de conversar no cotidiano por faltas de especialistas. Foi uma experiênicia incrível!
Mas tem algo para o qual gostaria de chamar sua atenção. Enquanto eu sou professor de física da escola pública tendo lá duas aulas semanais para cada turma, os professores que lecionam para as escolas particulares tinham três aulas semanais. Inclusive tinha um que dava quatro aulas por semana em sua escola. Em tese esses alunos tiveram o dobro das aulas que os meus; o dobro de informações; o dobro de exercícios; o dobro de aprendizagem e por aí vai. Em um certo momento da discussão a minha fala foi a seguinte: "pois é, gente. Eu leciono para o outro Brasil. O Brasil que não vai estudar na USP". Eles riram e alguém completou: "os alunos do Lula". Para mim essa divisão é muito clara! Sempre falo para meus alunos. Eles fazem parte do Brasil-mão de obra. Para esses, o estado não se esforça em dá educação de verdade. Mas para o outro Brasil eles dão quatro aulas de física por semana. Aos meus alunos, restam acreditar que Deus está no comando de tudo. Como sou ateu, resta protestar por aqui e tentar abrir os olhos dos meus alunos!
Até a próxima!

6 comentários:

  1. Fique feliz, alguns dos seus alunos ou ex alunos, estão ou estiveram com os olhos abertos o tempo todo!É uma pena que ainda precisará protestar por mais tempo. Dica: as eleições estão proximas novamente!

    ResponderExcluir
  2. Essa reunião deve ser sido realmente muito divertida, só de pensar minha cabeça já dói, hehe.
    Infelizmente é assim mesmo, o governo nos engana com uma educação mais ou menos para que assim não consigamos pensar e nos voltar contra ele. Estudei minha vida toda em escola pública, e posso garantir que em algumas matérias eu só aprendi porque corri atrás. Por sorte meu professor de física era ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Gostei demais o que escreveu... Fico feliz em saber que temos professores que acreditam em nossos alunos de hoje. Pena que não tive o "Prof Gilson" como mestre rsrs... Tenho certeza que saberia um pouco mais de fisica... Porque pelo que falam sua aula é um maximooo!!!
    Bjãoooo!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bacana expor sua visão mediante aqueles que dão aulas, como mesmo o Sr. disse, a um Brasil diferente. Bem realmente é a mais pura verdade, se tivemos, pelo menos, uma parcela de uns 10% da população que pensasse da mesma forma que p Sr. hj não teriamos esse deficit de Engenheiros, Professores mais graduados e principalmente motivados e empenhados, Quimicos, Matemáticos, enfim essa parcela de profissionais que uns fazem questão de ridicularizar, de chamá-los de bitolados, não seriamos esse País emergente, esse Brasil Colonia que ainda acho que somos, talvez ja estariamos bem qualificados e muito bem visto perante aos Governos internacionais e Multinacionais estrangeiras e claro, principalmente aos nossos próprios olhos. Com isso poderiamos mudar as nossas perspectivas de um futuro melhor e sustentável para o Brasil em que vivemos, temos que mudar a visão da população e a cultura do nosso povo começando da base, isto é, com as nossas crianças. Parabéns pelo seu Blog Gilsão... dou graças a Deus que eu tive muitos Professores bons e empenhados, assim como o Sr. Um grande abraço meu amigo

    ResponderExcluir
  5. Tomara que com essa sorte de ter o Professor Gilson como pai, que é tão inteligente e contagiante com suas idéias e opiniões tão bem escritas e argumentadas, eu possa alcançar e dar netos do "OUTRO BRASIL" à ele.

    ResponderExcluir