sábado, 4 de dezembro de 2010

De que depende a inteligência?

Qual o conceito de inteligência? Segundo a Wikipédia a inteligência pode ser definida como a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas, abstrair ideias, compreender ideias e linguagens e aprender. Pensando nisso, quero abordar um fato que me incomoda muito: por que pessoas aprendem com maior facilidade do que outras? Por que um determinado raciocínio é tão lógico para alguns enquanto outros não conseguem perceber uma conclusão clara no raciocínio?
Pois é, sendo assim, parece óbvio que existem pessoas mais inteligentes do que outras. Durante esses 16 anos lecionando matemática e física pude perceber que essa é uma informação verídica. Segundo o que aprendi a inteligência de uma pessoa depende de alguns aspéctos. Dentre eles quero destacar dois. Primeiro, a herança genética. Segundo Robert Plomin, especialista em Genética Comportamental no King’s College, de Londres, a inteligência é fortemente herdada dos progenitores e depende da combinação certa de uma rede de milhares de genes, na qual duas centenas parecem ter particular importância. Então não basta herdar esses 200 genes da inteligência, além disso é imprescindível que haja a combinação específica para que surja um cérebro inteligente.
O segundo aspécto é o ambiente no qual o indivíduo foi criado. Qualquer que seja a inteligência natural (genética) de uma pessoa, ela poderá ser melhorada ou obstruída pelo ambiente em que o indivíduo se desenvolve. Agora sim podemos ter uma resposta mais apropriada para as perguntas acima. Sabendo disso, vou ter que procurar adotar uma postura mais adequada com os meus alunos menos inteligentes. Até mesmo com meus amigos (rsrs...). Temos que ter cuidado com o preconceito. Tento me policiar sempre quanto a isso. Mas confesso: não é nada fácil!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Acho que eu sou inteligente, avacalhei uns tempos mas depois tudo voltou ao normal, mas vamos lá. Por mais que a genética conte muito para "um cérebro inteligente" acredito muito que, o interesse de ser inteligente conta muito, então entra a força de vontade e determinação de cada um. Quando a pessoa busca aprender cada vez mais, por mais que tenha dificuldade o cérebro vai se desenvolvendo e, deve chegar um ponto que, o que era dificil há um tempo atras hoje já não seja. É melhor ajudar esses que tem dificuldade de aprender do que aqueles que não querem nada com nada e só vão a aula porquê são obrigados. Enfim ... Beijos

    ResponderExcluir